Estágios de Orquestra

06 de julho, 10h00
Escola Secundária D. Inês de Castro – Alcobaça

Estágio de Orquestras

2º Estágio de Iniciação à Direção de Orquestra
Maestro Rui Carreira

4º Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão
Direção Artística: Rui Carreira
Maestro Convidado: Tiago Oliveira

3º Estágio de Orquestra de Cordas
Maestro Rodrigo Queirós

A Academia de Música de Alcobaça apresenta, uma vez mais, os seus Estágios de Orquestra de Sopros, de Orquestra de Cordas e de Iniciação à Direção de Orquestra. Este ano, pela primeira vez, o Estágio de Orquestra de Sopros contará com a presença de um maestro convidado. A Direção Artística continuará a cargo do Maestro Rui Carreira mas o jovem Maestro Tiago Oliveira trabalhará diretamente com os participantes. Esta novidade permite introduzir variedade e outra visão musical que será uma mais valia pedagógica para os alunos.

O Estágio de Orquestra de Cordas continuará a ser orientado pelo Maestro Rodrigo Queirós. Para os Estágios de Orquestra o plano de trabalho seguirá a programação habitual, que passará por ensaios de naipe e ensaios de tutti. Este trabalho em conjunto é fundamental para complementar as atividades letivas normais e permite o contacto com uma realidade diferente, em que o nível artístico individual passa para segundo plano. Os participantes serão acompanhados pelos vários professores e maestros, em sessões continuadas ao longo dos dias.

No caso específico do Estágio de Iniciação à Direção de Orquestra, orientado para quem pretende um primeiro contacto com a direção de um agrupamento musical de características orquestrais, o programa terá três vertentes: aulas de conjunto, aulas com orquestra e ainda tempo para trabalho individual. Os formandos terão à sua disposição a Orquestra de Sopros do respetivo Estágio e a orientação do Maestro Rui Carreira.

Os Estágios terminarão com um concerto final onde assistiremos ao trabalho e dedicação empregues durante toda a semana.

Faça o download da Ficha de Inscrição aqui >>