Mensagem do Presidente C.M.A.

Portugal, país com quase mil anos de existência, alberga no seu território um património rico e diversificado, que nos distingue e diferencia dos demais. São já quinze as classificações efetuadas pela UNESCO, reconhecendo como Património da Humanidade monumentos, centros históricos, paisagens culturais, entre outros. O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça obteve esta classificação há já vinte e cinco anos e, desde 1989, que contribui para enriquecer esta lista, testemunha ímpar da História Mundial.

Dada a relevância da efeméride, faz todo o sentido que o tema escolhido para a XXIII edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça seja precisamente os vinte e cinco anos da elevação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça a Património da Humanidade. Para além da importância do Mosteiro na história da cidade de Alcobaça, este é também um marco na História do nosso país, que o acompanha desde o período da sua fundação.

Durante um mês, Alcobaça irá acolher grandes nomes da música clássica e erudita, e também da dança, nacionais e internacionais. E que bela oportunidade para os ver e ouvir em espaços como o do nosso Mosteiro, em tempos também ele um polo irradiador de cultura para Portugal e para a Europa, pela Ordem de Cister.

Com a chancela de qualidade a que sempre nos habituou o Diretor Artístico Alexandre Delgado, o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça apresenta em cada edição uma programação de excelência, mas este ano haverá por certo momentos que irão permanecer na nossa memória, o que dizer da experiência que será ouvir o Requiem de Mozart na Nave Central do Mosteiro, apreciar a Companhia Nacional de Bailado ou ver lado a lado um duo de virtuosos pianistas de Israel e da Palestina, sem esquecer os talentosos músicos de Alcobaça.

O Município de Alcobaça acolhe sempre com entusiasmo cada edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça e reconhece o mérito do trabalho que tem vindo a ser levado a cabo pela Direção da Academia de Música de Alcobaça, quer ao nível do ensino artístico como na organização de eventos de grande qualidade e que têm levado o nome da nossa cidade além-fronteiras.

De 26 de junho a 26 de julho, venha fazer parte desta celebração, visite Alcobaça, cidade de amores, e deleite-se com o melhor da Humanidade, a nossa herança coletiva e a expressão artística, linguagem comum a todos os credos e religiões, que nos emociona e comove e deixa transparecer o melhor que há em nós! Bem-vindos ao Cistermúsica! Bem-vindos a Alcobaça!

Paulo Jorge Marques Inácio
Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça