Parque dos Monges – Alcobaça

Parque dos Monges

O Parque dos Monges está localizado na Quinta das Freiras, na cidade de Alcobaça e é constituído por duas vertentes: Parque Ambiental e Parque Cultural, que chegam até ao público através de um conjunto de equipamentos e atividades que visam criar experiências únicas aos turistas, pela forma como as mesmas irão recriar a forma de viver dos monges da Ordem de Cister.

A Quinta das Freiras constitui uma das áreas mais visíveis da presença monástica, pois foi aqui que os monges se instalaram inicialmente – e que, durante 22 anos – numa pequena comunidade para preparem a fundação e construção do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, no local onde hoje se encontra e mais tarde nela asseguravam, através de práticas agrícolas inovadoras para a época, todos os alimentos a que estavam obrigados pela respetiva Ordem, a prestar às freiras residentes no convento situado a escassos quilómetros na localidade de Cós.

Assim, nasceu o nome de Quinta das Freiras, constituindo um importante marco histórico ligado à presença da Ordem de Cister na região, mas também à Batalha de Aljubarrota, dado que foi nesse local que as tropas portuguesas montaram o acampamento para recuperar as forças e festejarem a vitória sobre os castelhanos.

Durante este período não houve em Portugal ordem mais poderosa, devido sobretudo à riqueza de Alcobaça que foi também o centro artístico e intelectual da Ordem.

Como se verifica, é com base em todo este valor histórico e cultural, que o Parque dos Monges irá assentar a sua temática, ao recriar através da animação turística um local de exposição e de participação dos turistas em atividades que irão recriar o modo de viver dos monges da Ordem de Cister.

Por outro lado, este complexo pretende aliar à componente de animação turística uma atitude fortemente pedagógica ao nível da educação e sensibilização ambiental, tal como se verifica nos equipamentos e atividades que o constituem.