Mensagem do Presidente C.M.A.

Lendas e Heróis, sob este tema Alcobaça é palco de mais uma edição do Festival Cistermúsica. Um evento cujo nome já fala por si, sinónimo de uma programação cuidada e de muita qualidade, tanto a nível musical como também a nível da dança, uma arte que não mais deixou de estar representada neste festival.

Heróis não são apenas os personagens das histórias, fruto da imaginação dos autores. Heróis são todos os seres humanos que compreendem e fazem jus à verdadeira dimensão do que é ser efetivamente humano, no fundo o que nos distingue na nossa Humanidade. Neste sentido, não podia deixar de referenciar a homenagem que esta edição do Cistermúsica faz a Aristides de Sousa Mendes, um verdadeiro Herói, dedicando-lhe o espetáculo de abertura do festival, obra encomendada e estreia mundial, pelo reconhecido Quorum Ballet.

Lendas são também as histórias que temos no nosso imaginário, com fundo de verdade ou não, onde se cruzam acontecimentos e factos reais com o imaginário fantasioso. E logo Alcobaça, que tem uma das mais belas lendas de amor que o mundo alguma vez conheceu, girando em torno de Pedro e Inês, fonte inesgotável de inspiração.

Ambos os temas não podiam ser mais inspiradores e daí resultaram magníficas obras e peças musicais que a edição deste ano do Cistermúsica vai fazer ecoar pelo nosso Concelho. De 28 de junho a 27 de julho, Alcobaça fica ainda mais rica com a presença de grandes músicos de todas as gerações que vão fazer um percurso por seis séculos de música.

O Festival Cistermúsica é um evento que é, sem dúvida, uma aposta ganha na programação cultural do Concelho de Alcobaça. O Município reconhece a excecional qualidade e empenho que é demonstrado pelo Diretor Artístico, Alexandre Delgado, que a cada nova edição nos surpreende com uma programação de grande nível, a qual é também a imagem de marca deste festival.

À Direção da Academia de Música de Alcobaça uma palavra de apreço pela organização que, em parceria com este Município, faz do Cistermúsica um evento de referência, mas igualmente pelo trabalho de grande nível que desenvolve todos os dias na formação e divulgação do ensino artístico da Música e da Dança.

Visitem Alcobaça, deixem-se encantar por esta terra mágica, pela música e pela dança que vamos ter a oportunidade de assistir, desfrutem de mais uma grande edição de Cistermúsica!

Paulo Jorge Marques Inácio
Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça