Mensagem da Direção Artística

O Cistermúsica 2014 percorre seis séculos de música numa programação eclética e variada, que também abrange o património musical português e tem como tema “Lendas e Heróis”.

Os 300 anos do nascimento de Pedro António Avondano, nome maior da música portuguesa setecentista, são a mais importante efeméride musical portuguesa de 2014. Para assiná-la como merece, ouviremos a ópera Il Mondo della Luna (1765), uma das primeiras versões musicais desse célebre libreto de Carlo Goldoni com laivos de ficção científica, interpretada pelos Músicos do Tejo, sob a direção de Marcos Magalhães.

Outro destaque é a audição do poema sinfónico In Memoriam Alexandre Herculano de Frederico de Freitas, obra notável da fase final do compositor, que não é ouvida desde a estreia (1977).

A estreia moderna de um requiem do século XVI, conservado na Biblioteca de Coimbra, será feita pela Cappella Musical Cupertino de Miranda, grupo vocal especializado em polifonia portuguesa que fará também a estreia de uma obra encomendada ao mais português dos compositores ingleses, Ivan Moody.

Outra encomenda é Tágides de Eugénio Rodrigues, obra que será estreada pela Banda Sinfónica de Alcobaça, num programa dirigido especialmente aos mais novos e que inclui o eterno Carnaval dos Animais de Camille Saint-Saëns.

Prosseguindo a sua aposta em novos valores, o festival apresenta os vencedores do Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” 2013, o Incertus Trio (trio de flautas) e dois grupos de percussão, Fussion Percussion Duo e Pulsat Percussion Group, que percorrerão vários espaços do Mosteiro numa noite Non Stop. Os jovens vencedores do Concurso de Interpretação do Estoril 2013, Gabriel Antão e Pedro Costa, trazem-nos um invulgar recital de trombone e piano.

Na componente internacional, é com orgulho que o Cistermúsica recebe o consagrado alaudista Hopkinson Smith, num recital de tiorba dedicado a suites de Bach. O alaudista luso-francês Miguel Yisrael traz-nos repertório da corte de Luís XIV, enquanto o Quarteto Alfama, jovem e excelente agrupamento belga, tocará Beethoven, Britten, Webern e Debussy.

Saude-se ainda o regresso ao Cistermúsica de um dos maiores pianistas portugueses, António Rosado, num recital dedicado à integral dos prelúdios de Debussy.

Os 150 anos do nascimento de Richard Strauss são comemorados com o poema sinfónico Don Quixote, interpretado pela violoncelista Irene Lima e pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção de Emil Tabakov. Além de Alexandre Herculano de Frederico de Freitas, o programa inclui esse genial poema sinfónico que é Tamara do russo Mili Balakirev, obra de 1882 (possivelmente nunca antes ouvida em Portugal) que evoca a lenda aterradora da princesa do Cáucaso que atraía os homens para a sua torre sobre o rio Tarek e que depois de fazer amor com eles os atirava para o rio.

O espetáculo de abertura evoca, em contrapartida um herói de carne e osso: Aristides Sousa Mendes é a figura homenageada num bailado criado propositadamente para o Cistermúsica.

Alexandre Delgado
Direção Artística