Mensagem do Director Artístico

“Em Torno de Inês”

Com música que vai da Idade Média aos nossos dias, a edição de  2011 do Cistermúsica marca o regresso da temática inesiana ao festival, comemorando os 650 anos da trasladação de Pedro e Inês para o Mosteiro de Alcobaça (1361). O mais universal dos mitos portugueses, que inspirou poetas, dramaturgos, pintores e compositores por toda a Europa, é evocado através duma abertura orquestral encomendada pelo festival a Luís Carvalho, num concerto da Orquestra de Câmara Portuguesa; de dois concertos de música medieval que nos darão a ouvir música do tempo de Inês, com destaque para o consagrado grupo francês Alla Francesca, a que se acrescenta o jovem ensemble Carmin’Antiqua; e um original programa barroco do Ludovice Ensemble, que espelha a repercussão do mito inesiano em França reunindo música, teatro e dança.

Outras grandes efemérides marcam o ano e a programação: o bicentenário do nascimento de Liszt, assinalado com um recital de piano do grande lisztiano Richard Frank, e o centenário da morte de Mahler, com a sublime Canção da Terra. Assinalam-se ainda os 400 anos do nascimento de João Lourenço Rebelo, nome maior do 1.º barroco português, num programa que lhe é inteiramente dedicado.

É uma honra para o Cistermúsica acolher o violoncelista  holandês Pieter Wispelwey, nome consagrado a nível mundial, que fará ressoar Bach, Reger e Britten no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Numa programação especialmente eclética, teremos pela 1.ª vez um recital de acordeão, através  dum dos maiores intérpretes a nível mundial, o finlandês Mika Väyrynen, num programa que tem como lema “sem amor, não há nada” e inclui a estreia mundial duma obra do finlandês Kari Rydman; e ainda, pela primeira vez, um duo de guitarras: os excepcionais Katona Twins.

No campo das jovens revelações, damos este ano carta branca a duas jovens premiadas: Iva Barbosa, clarinetista vencedora  do Prémio de Interpretação do Estoril 2010, que propõe-nos o quinteto de Brahms e uma obra contemporânea para a mesma formação; e a flautista Marina Camponês, vencedora do Prémio Jovens Músicos 2010.

Entre muitas actividades paralelas, incluindo um ciclo de cinema, masterclasses, e uma nova secção dedicada à dança, esta edição volta a incluir uma programação especialmente para os mais novos – Cistermúsica Júnior e Famílias – da qual destacamos  um grande espectáculo «Opus Formiguinha da Bichofonia Concertante» pela excelente Companhia de Música Teatral.

Para encerrar o festival em beleza, é um verdadeiro luxo recebermos a Orquestra Barroca Europeia, num programa dedicado a Bach e seus filhos.

Em suma, música de todas as épocas e para todos os gostos, celebrando a riqueza histórica e patrimonial do concelho de Alcobaça.

Alexandre Delgado (Director Artístico)