Um festival para a família: Alcobaça e Benedita acolhem mais dois eventos da secção Júnior e Famílias

“O Mistério da Rosa de Ouro – Projecto Tchaikovsky” e “D’Arte Música – Jardim das Artes” são os destaques no Cine-Teatro de Alcobaça e Centro Cultural Gonçalves Sapinho – Benedita já no próximo dia 1 de Julho

Tem sido uma grandes das apostas dos últimos anos no seio da programação do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça e este ano não é diferente: o Cistermúsica Júnior e Famílias não só tem conseguido acrescentar diversos concertos voltados para os mais pequenos como se tem revelado um forte pretexto para juntar as famílias em torno de uma importantíssima vertente pedagógica. É nessse contexto que a actual edição do Cistermúsica leva ao Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro, na próxima sexta, dia 1 de Julho, pelas 21h30, o espectáculo “O Mistério da Rosa de Ouro – Projecto Tchaikovsky”, baseado no “Álbum Infantil” do grande compositor russo.

Dedicado ao seu sobrinho Vladimir Davydov, “Álbum Infantil”é uma das obras mais importantes de P. Tchaikovsky que pode ser comparada a uma Rosa de Ouro, simbolizando neste caso toda a música e literatura infantil. Como convém à música do séc. XIX, “Rosa de Ouro” de Tchaikovsky encontra-se cercada de mistério, tendo no dia 25 de Abril de 2010 comemorado 170 anos desde o nascimento do compositor russo.

No mesmo dia, pelas 9h30, o Centro Cultural Gonçalves Sapinho na Benedita recebe o projecto “D’Arte Música – Jardim das Artes”, uma acção com Direcção Artística de Dalila Vicente (Coordenadora das Actividades de Enriquecimento Curricular da Academia de Música de Alcobaça) e Ana Duarte (Coordenadora do Projecto “Um Conto na Floresta”) que contará com a participação dos Jardins de Infância do Agrupamento Escolar Frei António Brandão – Benedita e o Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Turquel (sala dos 5 anos).

Dedicada às crianças e às escolas, a secção Cistermúsica Júnior e Famílias promove a educação de novos públicos e divulga junto dos mais novos um contacto profundo e próximo com a música erudita, procurando garantir um maior número de ouvintes e fomentando o gosto pela aprendizagem musical – indesmentivelmente é por aqui que passa boa parte do futuro do festival.