Mensagem do Presidente C.M.A.

Passaram vinte anos de Cistermúsica!

Entramos agora no primeiro ano da terceira década do Festival de Música de Alcobaça, por certo será mais uma década de homenagem à Música e aos Músicos que a esta arte dedicam a vida de modo apaixonado e virtuoso! Também, e indissociavelmente, à Dança!

De 16 de junho a 21 de julho, o concelho de Alcobaça e o seu património orgulha-se de acolher a música de grandes mestres compositores de todos os tempos, nacionais e internacionais, em concertos destinados a todas as faixas etárias, com enfoque especial nos jovens e nas famílias.

A 21.ª Edição comemora os duzentos anos dos grandes compositores Giuseppe Verdi e Richard Wagner, mas reforça também a aposta no riquíssimo, e provavelmente menos conhecido do grande público, património musical português. Vejo ainda com muito agrado o lugar que tem vindo a ser dado à criação contemporânea nas áreas da música e da dança e no diversificar do leque de oferta da programação do Festival, afinal o Cistermúsica é mesmo “Um clássico para todos”!

A longevidade do Cistermúsica deve-se ao saber descentralizar e reinventar um conceito, mérito do seu Diretor Artístico e da Banda de Alcobaça que, para além do profundo conhecimento musical, têm conseguido crescer, estabelecendo parcerias inovadoras e alargando a programação a novos públicos, e à Dança, essa forma de arte tão intrincadamente ligada à Música.

Muito pertinente é a ligação estratégica à herança do património edificado de Cister a nível nacional, descentralizando concertos e conquistando novos públicos, numa rede de criação e difusão cultural e artística.

Reconheço e destaco também o magnífico trabalho ao nível da formação e do ensino da Música e da Dança ao mais alto nível e à motivação que se tem conseguido passar às crianças e jovens deste concelho. O ensino artístico é fundamental na formação dos cidadãos do amanhã!

A cultura é a nossa identidade, sem ela não existimos enquanto país, enquanto nação, sem ela não temos pelo que lutar!

Faço votos de sucesso para esta edição e, em especial, para mais duas décadas de Cistermúsica, com muita celebração da Música e da Dança!

Paulo Jorge Marques Inácio
Presidente da Câmara Municipal