Cistermúsica 2011 abre com estreia de obra dedicada a Inês de Castro

Cine-Teatro de Alcobaça recebe Concerto de Abertura do Cistermúsica a 4 de Junho com estreia de obra orquestral encomendada a Luís Carvalho

Dedicado este ano ao tema “Em Torno de Inês”, o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça conhece no seu Concerto de Abertura no próximo dia 4 de Junho, pelas 18h00, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro, a estreia absoluta de uma obra orquestral composta por Luís Carvalho dedicada a Inês de Castro, “Nise Lacrimosa”, naquela que constitui uma peça expressamente encomendada para o festival. Este é não só o primeiro grande destaque da 19.ª edição do Cistermúsica como representa ainda o regresso do festival à temática inesiana, associando-se assim às comemorações dos 650 Anos da Trasladação de Pedro e Inês para o Mosteiro de Alcobaça (1361).

Segundo palavras do compositor, esta obra “não é nem pretende ser descritiva stricto sensu” procurando assumir antes “uma abordagem mais subjectiva, porventura mais ao estilo duma pintura surrealista” e onde acima de tudo Luís Carvalho tenta transmitir com a sua música “emoções mais que propriamente factos”. “Emoções que suponho tenham perpassado a alma dos dois amantes naquela época”, acrescenta, “mas finalmente também as minhas próprias emoções ao reflectir sobre os eventos desta história trágica”.

Interpretada pela Orquestra de Câmara Portuguesa, sob a direcção do maestro Pedro Carneiro e com a presença especial do clarinetista Carlos Alves, este espectáculo conta igualmente com obras de dois dos maiores compositores de sempre: Wolfgang Amadeus Mozart, “Concerto em lá maior para clarinete e orquestra, KV 622”, e Ludwig Van Beethoven, “Sinfonia n.º 4 em si bemol maior, op. 60”.

Previsto para o período de 4 de Junho a 31 de Julho, o Cistermúsica é hoje um dos mais relevantes acontecimentos artísticos do país, apresentando mais uma vez uma programação de qualidade indesmentível.