Katona Twins: uma das maiores duplas de guitarra do mundo actua no Convento de Cós a 17 de Julho

Génios e gémeos: os Katona Twins chegam ao Cistermúsica 2011 para um concerto único onde interpretarão obras de Mozart, Bach, Bizet ou De Falla, realizando ainda uma Masterclasse de Guitarra

Apresentam-se como um dos melhores duos de guitarras no planeta: os Katona Twins chegam ao Cistermúsica 2011 no próximo dia 17 de Julho, domingo, pelas 18h00, para um concerto único que decorrerá no Convento de Santa Maria de Cós, onde interpretarão algumas das obras mais famosas de Mozart, Bach, Bizet, Granados, Albéniz e De Falla, com arranjos da sua própria autoria. A presença dos irmãos no Festival, será ainda marcada, um dia antes, 16 de Julho, às 10h00, pela realização de uma Masterclasse de Guitarra no Mosteiro de Alcobaça, inserida na secção Formação, e naquela que constitui uma oportunidade única para os alunos de música do país tomarem contacto com os intérpretes.

Os gémeos Katona, Pedro e Zoltán Katona, aclamados pela crítica do jornal Daily Telegraph como a “a mais famosa e melhor dupla de guitarristas do mundo clássico”, dão recitais nas mais importantes salas de concerto de todo o mundo, onde se incluem apresentações no Carnegie Hall, no Wigmore Hall, no Concertgebouw em Amesterdão, no Konzerthaus em Viena, no Suntory Hall em Tóquio e no Philharmonie de Colónia. Em 2009, como solistas do “Night of the Proms” actuaram ao vivo para meio milhão de pessoas em espaços ao longo de toda a Europa. Os gémeos ganharam mais de dez prémios internacionais em algumas das melhores competições em Nova York, Londres, Alemanha, França e Hungria, sendo actualmente artistas residentes em São Francisco.

O vasto repertório do duo vai desde Bach à música e aos tangos de Piazzolla Tango, sem esquecer os seus próprios arranjos de clássicos da pop. Nos seus programas incluem-se concertos para duas guitarras e orquestra de Rodrigo, Vivaldi, Piazzolla e Tedesco. Vários compositores contemporâneos têm escrito e dedicado obras aos Katona Twins. O duo estudou em Budapeste, Frankfurt e Londres. Os gémeos Katona foram convidados em diversas ocasiões a gravar para a BBC e outras emissoras de televisão internacionais e estações de rádio. Os lançamentos dos seus CD’s incluem música de Scarlatti e Handel; Rodrigo; Albéniz, Piazzolla e Manuel de Falla. Pedro e Zoltan Katona nasceram na Hungria, são cidadãos alemães e vivem em Liverpool, no Reino Unido.