Mensagem do Presidente C.M.A.

O ano de 2016 traz consigo a marca da celebração de duas grandes efemérides da cultura universal, o aniversário dos 400 anos da morte de William Shakespeare e de Miguel Cervantes. Assinalada oficialmente à data de 23 de abril, a obra destes dois grandes vultos, considerados, respetivamente, os pais do Teatro e da Literatura modernos, é indissociável do tempo em que viveram, o tempo de um Mundo Novo!

A grande herança que Portugal deu ao Mundo foi a grande aventura dos Descobrimentos Marítimos e a consequente primeira globalização que se seguiu. Da Península Ibérica para os quatro cantos do Mundo, Portugueses e Espanhóis abriram novas rotas e puseram em contacto diferentes povos, civilizações e culturas. Nesses tempos fervilhantes de mudança, Shakespeare e Cervantes, através das suas obras, deixaram-nos pistas valiosas e intemporais para nos ajudarem a compreender o mundo e a nós mesmos.

No que toca ao bardo isabelino, há uma obra que o une definitivamente a Alcobaça. Romeu e Julieta, o par imortal da ficção literária, que serviu de inspiração a maravilhosas obras do génio humano, presta a sua homenagem ao par imortal da nossa História, D. Pedro e D.ª Inês de Castro, no local que os vê aguardar serenamente pelo fim dos tempos, o Mosteiro de Alcobaça. Por certo será uma experiência emocionante assistir aos concertos dedicados a amantes que nos lembram a verdadeira universalidade do Amor neste monumento Património da Humanidade.

De 26 de junho a 31 de julho o Festival Cistermúsica volta a ser “um clássico para todos” em Alcobaça, valorizando variados espaços deste concelho. Uma vez mais com a qualidade que a sua Direção Artística nos vem habituando em cada edição e com uma programação que versa grandes obras e autores, compositores e artistas nacionais e estrangeiros, composições raras e novas combinações que unem também a Música à Dança.

Um evento para todos e para todas as idades, que este ano dá a volta ao Mundo e nos demonstra que será sempre mais o que nos une que o que nos separa, independentemente de todas as diferenças – a Música cumprirá sempre este desígnio da Humanidade. Venham a Alcobaça participar neste sonho tornado realidade e sejam bem-vindos à XXIV edição do Festival Cistermúsica.

Paulo Jorge Marques Inácio
Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça