Selo de qualidade europeu que distingue festivais culturais atribuído ao Cistermúsica

Festival de Música de Alcobaça foi selecionado entre 875 candidaturas de 31 países europeus

EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe

O selo de qualidade do EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe foi atribuído ao Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça que assim se viu selecionado entre 875 candidaturas de 31 países europeus, entre as quais se encontravam 74 portuguesas.

A EFFE é uma porta de entrada na Europa para festivais culturais que tem como objetivo ampliar o conhecimento do que está a acontecer no mundo dos festivais, ao mesmo tempo que promove a excelência e a inovação. O selo recebido pelo festival é atribuído quando os eventos têm o compromisso artístico de envolver as suas comunidades locais e preservar a perspetiva europeia e mundial.

Nesse sentido, o Cistermúsica, encontra-se integrado num completo guia de festivais divulgado online e numa edição em papel, contendo notícias e informação prática sobre cada evento, como rótulo de reconhecimento pelo bom trabalho, dando maior visibilidade e audiência, bem como novas possibilidades de networking.

O Cistermúsica foi um dos poucos festivais dedicados à música clássica distinguidos com este selo e o mais eclético de todos estes, por apresentar anualmente todo o tipo de formações, desde recitais a grandes orquestras, e por abordar vários períodos da história da música.

A 24.ª edição do Cistermúsica que se realiza, este ano, entre 26 de junho e 31 de julho, assinala os 400 anos da morte de William Shakespeare, e adota como lema a alusão shakespeariana aos “novos mundos” que portugueses e espanhóis “mostraram ao mundo”. Uma frase que — muito antes de servir de título à célebre novela futurística de Aldous Huxley — é pronunciada por Miranda em A Tempestade.