Um festival que não pára: vem aí Moscow Piano Quartet, Los Temperamentos e muita dança

Mosteiro de Alcobaça volta ao centro das atenções do festival apresentando bailados e grupos internacionais com programas inéditos em Portugal

Los Temperamentos (Alemanha)

O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça chega ao seu terceiro fim-de-semana com vários motivos de destaque. Na noite do dia 17 de julho, sexta-feira, às 22h00, o Claustro D. Afonso VI no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça acolhe o espetáculo de dança displaced episodes com coreografia de Margarida Belo Costa.

Já no sábado, 18 de julho, o festival volta a apostar numa noite NonStop com espetáculos que percorrerão vários espaços do Mosteiro. Às 21h00 o Moscow Piano Quartet interpretará obras de Ludwig van Beethoven, Antonin Dvorák e a peça encomendada ao compositor e pianista alcobacense Daniel Bernardes.

Às 22h30, a Academia de Dança de Alcobaça estreia o bailado À Noite no Mosteiro, com coreografia de Eliana Mota, Luís Sousa e Rita Abreu e por volta da meia noite, mais um momento Cool Cister com uma performance solo de Hugo Trindade.

A encerrar o fim-de-semana, na Sacristia do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça haverá ainda a oportunidade de assistir pela primeira vez em Portugal ao grupo Los Temperamentos, que reúne membros oriundos da Alemanha, Hungria, México e Colômbia, interpretando El Galeón 1600, um programa imperdível que cruza a herança cultural e musical do novo (América do Sul) e do velho mundo (Europa), no final do século XVIII. Este agrupamento apresenta o mesmo programa um dia antes em Coimbra, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, às 21h30, numa parceria entre o Cistermúsica e o Festival das Artes – Fundação Inês de Castro.

Paralelamente decorrerão vários espetáculos integrados na Rota de Cister, nova iniciativa do Cistermúsica que tem como objetivo a programação em rede noutros mosteiros e conventos cistercienses fora de Alcobaça: espetáculo de dança displaced episodes no Convento das Bernardas (Museu da Marioneta) em Lisboa (16 de julho, 21h30), Capella Duriensis no Mosteiro de São Cristóvão de Lafões – São Pedro do Sul (17 de julho, 21h30) e Jenny Silvestre no Mosteiro de Arouca (17 de julho, 21h30).