Pianista russa Yulianna Avdeeva e suecos Ensemble Fleder em noite Non Stop no Mosteiro de Alcobaça

Festival consolida o lema da atual edição com diferentes propostas artísticas e a estreia de programação paralela em sinergia com vários parceiros

Cistermúsica Non Stop

O próximo sábado, dia 6 de julho, vai inaugurar um novo conceito na história do festival: Cistermúsica Non Stop (é este o título da iniciativa) reunirá pela noite fora e sempre no mesmo espaço, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, um conjunto de propostas artísticas que incluem a jovem pianista russa Yulianna Avdeeva, a partir das 21h00, o quarteto vocal sueco Ensemble Fleder, pelas 23h00, e um espaço Lounge, às 00h00, pontuado por ginja, doces e bossa nova.

Procurando atrair novos públicos, para além das pessoas que habitualmente frequentam o Cistermúsica, e consolidando assim o lema do festival “Um clássico para todos”, esta noite inaugura ainda uma programação paralela em sinergia com vários parceiros, desde logo o Mosteiro de Alcobaça, mas também o recém inaugurado Museu do Vinho, sem esquecer alguns cafés, restaurantes e hotéis, fazendo do Cistermúsica não apenas mais um festival de música clássica, mas uma marca relevante para o turismo cultural.

Mas é com esta notável pianista russa que tudo começa: Yulianna Avdeeva, vencedora do 1º Prémio do Concurso Internacional Fryderyk Chopin 2010 (Varsóvia), leva-nos ao Claustro D. Dinis , pelas 21h00, obras de Franz Schubert, Serguei Prokofiev e Robert Schumann, seguindo-se, às 23h00, a estreia em Portugal do “The Blue Willow Concert” de Xu Jianqiang pelo Ensemble Fleder, concerto acompanhado por projeção de vídeo, e cuja peça é inspirada num conto tradicional chinês sobre a criação da cerâmica azul e branca.

Terminado este par de concertos da Programação Principal, o público terá então a oportunidade, pelas 00h00, de prosseguir a noite com maior descontração no espaço Lounge que terá a presença de um grupo de bossa nova constituído por alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Academia de Música de Alcobaça e Escola Secundária D. Inês de Castro.

Já no domingo, dia 7 de julho, pelas 18h00, o Convento de Santa Maria de Cós, considerado uma jóia do património cisterciense, acolhe o Grupo Vocal Olisipo que interpretará obras de Duarte Lôbo e Manuel Cardoso.