Banda de Alcobaça apadrinha dois jovens solistas em concerto no Cine-Teatro de Alcobaça

João Gaspar e Nuno Mendes apresentam obras nunca interpretadas em Portugal no dia 1 de julho

Depois de ter conquistado o 2º Lugar na 1ª Categoria na edição deste ano do “Concurso de Bandas do Ateneu Vilafranquense”, a Banda de Alcobaça (BA) sobe ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro, no próximo dia 1 de julho, pelas 17h00, num concerto de entrada livre integrado na secção Cistermúsica Júnior e Famílias.

Este concerto incluirá a prestação de dois jovens solistas, João Gaspar e Nuno Mendes (este último igualmente professor na Academia de Música de Alcobaça), os quais apresentarão respectivamente duas peças com estreia absoluta em Portugal: “Concerto for Horn and Band” de Lee Actor e “Introduction and Samba” de Maurice Whitney.

Fundada a 19 de março de 1920, a BA levou, durante 40 anos, a sua música a inúmeras localidades do território nacional. Contudo, é desde o seu Ressurgimento a 30 de novembro de 1985 que a BA tem vindo a afirmar-se no panorama musical português, devido ao repertório executado, mais próximo de uma orquestra de sopros ou mesmo de uma banda sinfónica do que de uma banda filarmónica tradicional.