Banda de Alcobaça

10 de julho, 18h00
Biblioteca Municipal de Alcobaça (Traseiras)

A Banda de Alcobaça (BA) teve, na sua origem, um agrupamento musical composto apenas por instrumentos de metal. Chamava-se Fanfarra Alcobacense e extinguiu-se pouco tempo antes da fundação da Banda. A sua actividade durou de 1900 a 1912, tendo alcançado um alto nível artístico-musical, que lhe valeu o honroso título de Real Fanfarra Alcobacense concedido pelo rei D. Carlos e pela rainha Dona Amélia.

Fundada em 19 de Março de 1920, a BA levou, durante 40 anos, a sua música a inúmeras localidades, tendo actuado numa vasta área do território nacional.

Depois de um interregno de 28 anos, a BA voltou à actividade em Janeiro de 1985, graças ao empenho de um grupo de Alcobacenses que, para o efeito, criou uma escola de música. Esta veio a dar resultados bastante positivos, pois para além de ter formado músicos para a BA muitos destes seguiram os seus estudos no Conservatório Nacional.

Desde o seu ressurgimento a 30 de Novembro de 1985, a BA tem vindo a afirmar-se no panorama musical português devido ao repertório executado, mais próximo de uma orquestra de sopros ou mesmo de uma banda sinfónica do que de uma banda filarmónica tradicional, e à qualidade dos seus jovens músicos, que foram concluindo a sua formação musical.

Ao longo do último ano, a BA comemorou os 90 anos da sua fundação com várias iniciativas, das quais destacamos a participação no “Concurso de Bandas do Ateneu Vilafranquense”, onde a BA acabou por vencer na sua categoria, e a gravação de um disco com algumas das obras mais emblemáticas que a BA tem executado nos últimos anos. Esta gravação foi realizada durante o concerto dos 25 Anos do Ressurgimento da BA no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro no dia 19 de Marco de 2011 que encerrou formalmente as referidas comemorações.

Entrada livre