Mensagem do Presidente C.M.A.

Música, muita Música “em Torno de Inês”, é o que o XIX Cistermúsica tem para oferecer durante os meses de Junho e Julho.

Não posso deixar de expressar o meu agrado pela escolha da temática deste ano, o tema de Inês é inesgotável, ultrapassa todas as barreiras temporais e sociais, ou não fosse o Amor um tema universal e sempre inspirador de todas as formas de Arte, neste caso concreto com especial enfoque na Música.

A Paixão de Pedro e Inês, transformada em Mito ao longo dos tempos, é um manancial vinculado à cidade de Alcobaça e a todo o concelho! Não poderia deixar de haver uma estreita ligação às Comemorações dos 650 Anos da Transladação de Inês para o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e à programação da Rede de Mosteiros Património da Humanidade. A importância estratégica destas parcerias sai reforçada, sendo vital para a promoção do Cistermúsica e captação de públicos nacionais e também internacionais que nos visitam nesta altura do ano, marcando a posição, que aliás já detém, de evento de destaque em Portugal.

Este é um Festival de excelência reconhecida, em muito graças ao cartaz diversificado e de grande qualidade a que nos vem habituando o seu Director Artístico, Alexandre Delgado, e ao papel que a Academia de Música de Alcobaça, tem levado a cabo na formação musical e na sensibilização de públicos de todas as idades para a Música. A fruição de espaços arquitectónicos não convencionais para assistir a um concerto é também uma mais valia, permitindo o contacto com o património de excelência do concelho e a vivência de experiências que definitivamente deixam a sua marca.

Um concelho virado para a Música, para o Património, para Inês, para o Amor – Alcobaça só pode ser mesmo uma Terra de Paixão!

Sejam todos Bem-vindos, deixem-se encantar e desfrutem de mais uma edição do Festival de Música de Alcobaça.

 

Paulo Jorge Marques Inácio
Presidente da Câmara Municipal