Richard Frank e Orquestra Barroca da União Europeia fecham Cistermúsica 2011 no Mosteiro de Alcobaça

Um é considerado um dos maiores pianistas do mundo, o outro é um dos melhores projectos na formação de jovens músicos: Richard Frank e a Orquestra Barroca da União Europeia encerram este fim-de-semana a actual edição do Cistermúsica

São os dois grandes concertos de encerramento da actual edição do Cistermúsica e acontecem já no próximo fim-de-semana no Mosteiro de Alcobaça: dia 30 de Julho, sábado, pelas 21h30, o Claustro D. Dinis recebe o grande pianista suiço Richard Frank para um recital a solo, evento que comemorará ainda os 200 Anos do Nascimento do compositor Franz Liszt, enquanto que no dia 31 de Julho, domingo, às 18h00, a Orquestra Barroca da União Europeia (OBUE) entrará em cena na Nave Central para um concerto dedicado a Bach & Filhos, espectáculo com direcção de Lars Ulrik Mortensen e a presença de Huw Daniel (concertino). A passagem de Richard Frank por Alcobaça, destaca-se também, um dia depois da sua actuação, pela realização de uma Masterclasse de Piano no Armazém das Artes, a 31 de Julho, pelas 10h30, iniciativa mais uma vez inserida na secção Formação do Festival.

Constituindo um dos mais aclamados pianistas do mundo, Richard Frank nasceu em Zurique, Suíça. Estudou no Conservatório de Zurique com Irma Schaichet, aluno de Bartók e Busoni. Frank recebeu um certificado de ensino de piano SMPV. Foi premiado com o Artist Diploma da Academia de Música de Freiburg, Alemanha, sob a orientação do professor Edith Picht-Axenfeld. Em l976 e 1977 ganhou o prestigiado prémio Kiefer Hablutzel. Frank também estudou na Juilliard School de Nova York, onde teve aulas com Rudolf Firkusny. Os seus professores de Música de Câmara foram Paul Doktor e Lilian Fuchs. Richard Frank tem dado concertos na Europa, nos EUA, China, Singapura e Japão. Apresentou-se como solista em orquestras de todo o mundo, incluindo a Sudwestdeutsche Philharmonie Konstanz e a Symphony Orchestra Villingen-Schwenningen, Alemanha, a Szeged Symphonic Orchestra, Hungria, a Neues Orchester Basel e a Symphonisches Orchester de Zurique, Suiça, a Carlsbad Symphony Orchestra, a Solisti di Praga e a Virtuosi di Praga, República Checa, a York Symphony, EUA, a Century Orchestra Osaka, entre muitas outras orquestras profissionais no Japão.

Conhecido por ser um dos projectos mais valorizados na formação de jovens artistas, a OBUE preenche a “lacuna de experiência” que muitas vezes existe na carreira dos novos músicos com dificuldades em iniciar a sua vida profissional. Todos os anos, a OBUE convida 100 jovens talentosos músicos barrocos de toda a Europa para uma audição. Os 25 candidatos bem sucedidos, vindos normalmente de 12 ou mais países diferentes com uma idade média de 25 anos, passam seis meses juntos, praticando, viajando e actuando por toda a Europa, e mais longe ainda, sob a direcção de alguns dos maiores especialistas do barroco, incluindo Lars Ulrik Mortensen, Enrico Onofri e Alexis Kossenko. No final de cada ano, os alunos da OBUE entram no mundo profissional e todo o processo, desde a audição à formatura, inicia-se novamente. A OBUE tem sido tão bem sucedida na sua missão que neste momento existem antigos alunos da OBUE em todos os grandes grupos profissionais de música barroca na Europa.