Mika Väyrynen: mestre finlandês do acordeão apresenta-se no Mosteiro de Alcobaça a 23 de Julho

É um dos maiores instrumentistas mundiais do acordeão: Mika Väyrynen sobe ao palco do Cistermúsica 2011 para um recital a solo no Claustro D.Afonso VI e um dia depois realiza Masterclasse na Academia de Música de Alcobaça

Numa das raras aparições na história do Cistermúsica 2011, o Festival de Música de Alcobaça acolhe no próximo dia 23 de Julho, sábado, pelas 21h30, um concerto de acordeão por um dos mais respeitados e conceituados artistas destes instrumento, Mika Väyrynen. O espectáculo realiza-se no Claustro D. Afonso VI no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, espaço onde o finlandês interpretará obras de Bach, Couperin, Sallinen e Angelis, estreando mundialmente ainda uma peça composta por Karl Rydman e dedicada ao próprio músico, intitulada “Un Moment Amoureuse”. A passagem de Väyrynen pelo Festival, será ainda destacada, um dia depois, 24 de Julho, às 10h30, pela realização de uma Masterclasse de Acordeão na Academia de Música de Alcobaça, iniciativa inserida na secção Formação, em mais uma oportunidade única para os alunos de música do país tomarem contacto com um dos mais importantes intérpretes à escala planetária deste instrumento.

Mika Väyrynen (1967) é um dos mais conhecidos e respeitados acordeonistas do mundo de hoje. A sua carreira de instrumentista iniciou-se com um recital de estreia em 1985, quando tinha apenas 17 anos de idade. Desde então tem dado concertos em todo o mundo, incluindo a maioria dos países europeus, todos os países nórdicos, Japão, Rússia, EUA e China. Actuou como solista em praticamente todos as grandes orquestras finladesas, bem como a Orquestra Filarmónica Nacional da Estónia, a Orquestra de Câmara de Tallinn e a Filarmónica de Copenhaga. Entre os reputados maestros com quem tem actuado estão Okko Kamu, Sakari Oramo, John Storgårds, Ralf Gothoni, Juha Nikkola, Olari Elts, Vello Pähn, Atso Almila, Andres Mustonen e muitos outros.

Mika Väyrynen é presença regular em alguns dos mais importantes festivais de música, incluindo o Festival Pablo Casals em Prades, França (onde foi o primeiro acordeonista na história do festival), no Festival de Música de Câmara de Kuhmo (onde recebeu uma menção especial pela realização de um solo em 2005), no Festival de Música de Naantali Music, no Festival Sibelius de Loviisa, no Festival de Música de Câmara de Tuusulalake, etc. Actuou em quase todos os festivais de acordeão mais importantes do mundo, tem ensinado nas escolas de verão de acordeão e em vários seminários, tendo ainda integrado os júris da maioria dos mais relevantes concursos de acordeão.